EMENTAS

Dia 1 –DOMINGO

Manhã / Tarde – Comissão de Recepção – Chegada dos/as Cursistas

Noite:

Apresentação do Projeto Pedagógico e da Comissão Político Pedagógica.

Neste espaço serão explicadas as regras do Quissamã, bem como o histórico do local.

Mística de abertura para integração e início do CFPcom.

Facilitador(a): CPP –  Comissão Político Pedagógica

Dia 2 – SEGUNDA

Manhã – Apresentação do Método–

Apresentar a metodologia do Instituto de Educação Josué de Castro, que será utilizada no curso.

Divisão dos cursistas em Núcleos de Base (Nb’s)

Facilitador: Pel

Texto base: Fragmentos do texto “Instituto Josué de Castro-Metod9s Pedagógicos”

TARDE- IDEOLOGIA

Apresentar: conceito de  Ideologia,segundo Marx.

Explicar :Dialética Marxista e Materialismo Histórico,Alienação e Hegemonia,segundo Gramsci.

Facilitador: Romero

Texto base: Apresentação do livro Ideologia Alemã- Emir Sader

Ideologia, quero uma pra viver?

NOITE- Filme “A classe operária vai ao paraíso”  “Discussão e Discutindo”

DIA 3 – TERÇA

Manhã- CAPITAL-como funciona esse sistema?

O que significa a lógica do capital nas relações sociais.Compreendendo as categorias do capital

Explicando- Mais Valia, Propriedade privada,Teoria do Valor,Acumulação.

Facilitador: Lucas Gama

Texto base:

TARDE- CAPITAL E CRISE.

Continuação do debate da manhã.

Explicar o Neoliberalismo(Consenso de Washginton) e a crise estrutural do CAPITAL.

Facilitador: Lucas Gama

Texto base:

NOITE- ESTADO

Porque surge o Estado?Explicar os aparelhos ideológicos do Estado. A questão da burocracia estatal como mantedora da ordem.

A questão de como nasce as políticas públicas.

Facilitador: Heitor

Texto Base:Teorista Marxista do Estado- Mendell ( a analisar)

DIA 4- QUARTA

Manhã- AS Luta contra as opressões na construção de uma sociedade emancipada.

Pensar em como o capital aproveita-se das opressões específicas, e como pensar essa superação além do capital

Facilitador: Sônia Meire

Texto base:

TARDE- UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO POPULAR .

Histórico da Universidade Brasileira. AS proposta de reestruturação da Universidade(REUNI) e o ENADE.

Educação Popular por Paulo Freire.

Facilitador: Sônia Meire

Texto base Cinco Observações sobre a crise da educação popular:

NOITE- A COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO NOS PROCESSOS DE RESISTENCIA NA AMÉRICA LATINA

Colocar processos importantes de luta de classes na América latina, e coma comunicação contra-hegemonica contribuindo para organização popular.

Facilitador: Romero

Texto Base: Um pouco e história: As rádios livres latino-americanas(livro- Rádios Livres: A reforma Agrária no ar.)

DIA 5 – QUINTA

Manhã- Formação do Sociedade Brasileiro

Explicar a formação sociológica da sociedade brasileira, a partir da linha de Florestan Fernandes

Relação das classes no Brasil. Relação da burguesia nacional com o capital internacional

Relação da exploração de classe e etnia.

Facilitador: Mauro Luis Iasi

Texto base: O que é revolução – Florestan Fernandes

TARDE- Processo de Formação de Consciência

Explicar o texto: “Emancipação e Processo de Consciencia”

Facilitador: Mauro Luis Iasi

Texto base: Emancipação e Processo de Consciencia- Mauro Luis Iasi

NOITE- HISTÓRIA DA LUTA PELA DEMOCRATIZAÇÃO E A CONFECOM.

Fundamentar o monopólio no Brasil e lógica de divisão dos meios.

Histórico da Luta pela Democratização

CONFECOM hoje. Papel e limitações.

Facilitador:César Bolano(PHd-USP-prof UFS)

Texto Base:

DIA 6 – SEXTA

Manhã- COMUNICAÇÃO E CONTRA-HEGEMONIA

Pensar como os Meios de Comunicação contribuem para a construção da hegemonia

Como a subjetividade é trabalha pelo capital nos meios hegemônicas.

Que elementos são importantes na construção de uma comunicação contra-hegemônica para potencializar a organização popular..

Facilitador: Arbex Jr (Caros Amigos – PUC-SP) espaço com 3hrs e 30 min de duração.

Texto base: palestrante a indicar

TARDE- QUALIDADE DE FORMAÇÃO DO COMUNICADOR: O COMUNICADOR QUE QUEREMOS?

Trazer elementos para uma formação de um comunicador critico.

Que domine a técnica de maneira crítica.

Teoria para uma pespectiva transformadora e a favor da classe trabalhadora

Facilitador: Arbex Jr (Caros Amigos- PUC-SP) espaço com 3hrs e 30 min de duração

Texto base:palestrante a indicar

NOITE- APRESENTAÇÃO DA CARTILHA “AVALIE SEU CURSO- Por uma EDUCAÇÃO PRA VALER”

EXPLICAR A CARTILHA E COMO APLICÁ-LA.

*JORNADA:Comissão a definir: Vinícius,Caio,Danilo,Babi geo,Bananinha,Chuck,Cané.

Facilitador: Get- formação do comunicador.

Texto Base: Cartilha “Avalie seu curso- Por uma educação popular ”

DIA 7 – SÁBADO

Manhã- JUVENTUDE, MOVIMENTO ESTUDANTIL E A ENECOS

Concepção de Juventude

Quais as concepções de movimento estudantil: Gremial e Movimento Social?

ENECOS- qual papel na conjuntura?

Facilitador: Coordenação Nacional- ENECOS

Texto base:

TARDE-COMUNICAÇÃO POPULAR E  OFICINAS DE INSTRUMENTALIZAÇÃO DA MILITÂNCIA

De que maneira novas formas de comunicação podem contribuir para a organização popular.

Facilitador: Sérgio (Rádio Amnésia)

Texto base:Comunicação Radical.

EDIÇÃO DE VIDEOS-  Mário César( UFS)

DIAGRAMAÇÃO-  Irlan e Cocó (UFS)

RÁDIO GUERRILHA- Sérgio (Coletivo Rádio Amnésia)

PROJETO DE CAPTAÇÃO-  Cris (Ex.CN-FEAB)

TEATRO DO OPRIMIDO-  MST- LUPÉRCIO

FANZINE- BRUNA,LAILA E DEBORA.

NOITE- CULTURA.

Explicar a indústria cultural

Cultura Popular.

CULTURAL.

Facilitador: Lupércio (MST)

Texto Base:

DIA 8- DOMINGO

MANHÃ-  AVALIAÇÃO DO CFPCOM.

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s